Espiritualidade

ESPIRITUALIDADE E FAMÍLIA

“Falar sobre espiritualidade é falar de relacionamentos. É falar sobre relacionamentos que envolve muito mais do que encontros, responsabilidades, atividades e outras coisas em comum que fazemos. Envolve o que somos, nossa capacidade de nos dar para sermos conhecidos e de conhecer o outro como ele é. É interagir em amor e afeto, numa permanente e íntima comunhão com o outro.
Essa é a grande crise e o grande desafio da espiritualidade cristã em nosso século. Em meio aos avanços tecnológicos e as grandes conquistas científicas, o homem vê-se cada vez mais solitário e distante. O individualismo competitivo do final do século passado desencadeou um sentimento de orfandade e ativismo como nunca tivemos antes. As relações humanas tornaram-se frágeis, inseguras, superficiais e fragmentadas.
Mesmo no mundo religioso, particularmente evangélico, podemos perceber esses sintomas, muitas vezes mascarados pelo ativismo que já não consegue disfarçar o vazio relacional e afetivo experimentado por muitos cristãos. O uso de máscaras e os papéis que representamos reforçam a fragilidade dos nossos relacionamentos e comprometem nossa espiritualidade”.
                Nesse texto do Pr. Ricardo Barbosa que aborda a espiritualidade no contexto da igreja, encontramos um alerta fundamental para nossa concepção de família. Pois a família é o berço dos relacionamentos. É ali que aprendemos (ou não) a interagir com outras pessoas e crescer em amor. De fato, a família é um projeto de Deus para o exercício de nossa vocação como seres criados à imagem de um Deus relacional. Por isso também, a família é um alvo do diabo. Esse ser maligno que se opõe a Deus, certamente foca seu ataque no núcleo mais básico da sociedade que é a família. Se há uma fragilidade e deficiência na espiritualidade cristã atual, podemos entender que esse problema começa no lar e no ambiente familiar, se propagando para a família cristã que é a igreja.
                Precisamos reagir a esse estado de coisas e promover o fortalecimento das relações familiares e, por consequência, das relações cristãs na igreja. Para aqueles que não têm uma família estável ou cristã, existe a possibilidade de encontrar essa referência na própria igreja, a família de Deus.
                Oremos pelas nossas famílias!

Eduardo Gomes
__________________________
Referência bibliográfica
SOUZA, Ricardo Barbosa. O que é espiritualidade? In.: O melhor da espiritualidade brasileira. BOMILCAR, Nelson. (org) São Paulo: Ed. Mundo Cristão, 2005

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUINTA FEIRA, 2 DE DE JUNHO DE 2011

_ O que é espiritualidade? perguntaram ao mestre.
_ Espiritualidade é o que consegue proporcionar ao ser humano a transformação interior. Respondeu ele.
_ Mas se aplico os métodos tradicionais que os mestres nos transmitiram, isso não é espiritualidade?
_ Não será espiritualidade se não cumprir essa função para você. Um cobertor não é cobertor se não esquentar, replicou o mestre.
_ Que dizer que a espiritualidade muda?
_ Sim. As pessoas mudam e também suas necessidades.  Assim, o que noutro tempo foi espiritualidade, hoje já não é. O que muitas vezes passa por espiritualidade não é mais do que a cópia constante de métodos passados. Respondeu. E acrescentou:
_ É preciso cortar o casaco de acordo com as medidas da pessoa. Não o contrário.
(Harold Segura)

"Espiritualidade, a maneira de ser cristão, é andar segundo o Espírito, a força da vida que liberta o ser humano, através da morte, do pecado, da escravidão (...). A espiritualidade cristã consiste em assumir o corpo liberto, e a partir disso poder orar: 'Abba Pai', e entrar em comunhão fraterna com os demais."
(Gustavo Gutiérrez)

"A espiritualidade é a atitude básica, prática ou existencial, própria do ser humano, e que é consequência e expressão de uma visão religiosa ou, de um modo mais geral, ética da existência humana."
(Hans von Baltasar, Padre e Teólogo suíço)

"A espiritualidade é um estilo de vida (...) Uma piedade que toma forma também no cotidiano. (...) É uma forma pré-moral da fé, que alcança nossa vida contidiana. Ela se realiza em virtude da radiante presença do santo nome de Deus em nosso meio."
(Klaus Berger, professor de Teologia do Novo Testamento na Faculdade de Teologia Evangélica da Unviersidade de Hidelberg, Alemanha)

"Espiritualidade é vitalidade. O Espírito é o desejo de viver que nos invade, e as forças do Espírito são as forças da vida despertadas em nós."
(Jurgen Moltmann, teólogo alemão)

"A espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma transformação interior. (...) Essa transformação não começa nem termina com o interior de cada ser, mas, a partir desse interior, desencadeia toda uma rede e transformação na comunidade, na sociedade, nas relações com a natureza e com o universo inteiro."
(Leonardo Boff, teólogo católico da libertação)

"Falar de espiritualidade é falar de um estilo de vida que se orienta pelo cumprimento do propósito de Deus para a vida humana e para toda a criação; se concretiza em uma maneira de pensar, sentir e agir coerente com Jesus Cristo, como modelo da nova humanidade, e depende do poder do Espírito Santo. Espiritualidade é colocar em prática o discernimento da vontade de Deus para a vida comunitária em todas as suas dimensões. (...). A espiritualidade é um dom e uma tarefa."
(C. René Padilla, teólogo equatoriano)